quarta-feira, 30 de março de 2016

Deficiência Mental



Boa Noite pessoal!
Ontem tive um teste da cadeira de Psicopatologia Criminal, e fiquei bastante tempo a pensar sobre a única pergunta que lá estava. E não foi porque não sabia responder. 
Acho que foi a altura em que parei realmente para pensar no que realmente havia para falar sobre aquele assunto. E esse assunto era a Deficiência Mental.
Toda a gente (supostamente) sabe o que é a Deficiência Mental, pelo menos usam a expressão várias vezes! (mas de que raio é que veio essa mania de usar a expressão tão mal?)
Mas será que realmente sabem o que é? Será que, se tivessem que fazer o meu teste, sabiam responder?
Não querendo dar uma de professora, decidi  falar um pouco sobre isso.


A Deficiência Mental consiste na capacidade mental, inferior à normal, que pode ser desenvolvida desde o nascimento aos primeiros anos de infância.
Geralmente esta incapacidade é irreversível, mas uma coisa que aprendi ( e sinceramente me deixou bastante contente) é que quando a criança é estimulada, é "treinada", pode evoluir. 
A Deficiência Mental pode influenciar muitos aspectos da vida de um indivíduo, tais como a comunicação, as competências sociais, escolares, profissionais, pessoais, etc.
Assim, a pessoa demonstra um coeficiente de inteligência (e normalmente é através deste teste que a deficiência é detectada) abaixo da norma (nunca passa os 70). e toda a gente sabe a importância da inteligência ( e não digo o facto de sabermos resolver aquelas equações de 12º ano ou saber falar 5 línguas, mas sim as coisas básicas que necessitamos na vida).
A origem deste problema tanto pode ser hereditária, como pode ser provocado pelo meio ambiente.
Muitas vezes passa por uma gravidez mal gerida, como o uso de determinados medicamentos, substâncias, desnutrição, infecções...
Estes pequenos erros (ou azares da vida) podem originar um enorme problema para estes indivíduos, Quer dizer, pelo menos para alguns. Ainda há pessoas que conseguem lidar bem com esta perturbação mental, que conseguem seguir a sua vida, ultrapassar as suas dificuldades, alcançar objectivos e viver fora da exclusão social e dos preconceitos de ser "diferente". 
Às vezes passamos os dias a dizer que estamos mal por isto e por aquilo e não sabemos o que realmente é estar mal com a vida. 
Mas alguns deles conseguem ser felizes.
Isso deixa-me feliz.
Pensar nisto deixou-me feliz.
E cada dia mais eu anseio poder trabalhar neste meio.
Para ver com os meus próprios olhos as coisas que aprendo.

Espero que estas informações (as poucas que vos ofereci),  vou façam pensar no assunto como eu pensei.

Conhecem alguém nesta situação? Ou trabalham com eles?

Espero pelas vossas opiniões sobre este assunto,

Beijinhos e...

Escrevemo-nos por aí.

PS: Obrigada pelos feedbacks positivos nesta nova aventura.


4 comentários:

  1. olha eu achei seu post incrivel está faltando gente que arrisque falar de assuntos que outras pessoas não falam, adorei e eu levei muito seu texto como um informativo que ajuda aplacar até mesmo pre-conceitos
    lravilla.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lorena, estes temas são bastante importantes!
      Espero que ajude.
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Gostei de ler este post.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar